Skip to content Skip to footer

Artesanato é atração na Efapi do Brasil

Mais de 100 artesãos, escolhidos através de um edital, estarão presentes na feira em um espaço com mais de 300 metros quadrados

O artesanato é uma das manifestações mais autênticas da cultura de Chapecó e região, e na Efapi do Brasil, que inicia nesta sexta-feira (10) e segue até dia 19, esse setor volta a ter lugar de destaque. Cada peça traz consigo a história de quem a produz, conectando gerações, preservando técnicas tradicionais e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para novas linguagens e estilos.

Na feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir trabalhos de artesãos locais. A principal novidade é o novo espaço destinado a eles. O Pavilhão de Artesanato do Programa Feito Atual possui 312 metros quadrados e, por meio de um edital, selecionou 26 espaços, sendo uma associação com 12 artesãos, dois grupos de produção indígena com 47 artesãos e 43 artesãos individuais.

Dedicação e cuidado

O artesanato chapecoense representa, mais do que produtos, representa a força de um setor que movimenta a economia criativa, valoriza a identidade regional e leva para dentro da feira a essência de um povo que transforma talento em arte. “A valorização da cultura e dos artistas locais é fundamental e, em Chapecó, a nossa gestão, por meio do prefeito João Rodrigues, tem olhado com muito carinho para essa área. Movimentar esses setores, além do impacto econômico, revela a qualidade dos nossos artistas e a riqueza da história que cada um carrega consigo”, destaca o secretário de Cultura e coordenador da pasta da feira, Fellipe de Quadros.

Ele enfatiza que todas as áreas da cultura estarão envolvidas nesta edição da Efapi, através de inúmeras atrações, pensadas especialmente para celebrar este importante evento, referência para todo Brasil.