Centro de exposições Efapi, que tem o mesmo nome do maior evento que sedia a cada dois anos (Foto: Prefeitura Municipal, Divulgação)
Com um mix de feiras empresariais e festival de música com série de shows nacionais, a Efapi do Brasil 2025 será realizada de 10 a 19 de outubro, em Chapecó. Realizada a cada dois anos, a Efapi ganhou marca nova, com a inclusão de Brasil no nome, porque a prefeitura busca uma projeção maior para a cidade considerada a capital do Oeste de SC. A edição deste ano será lançada em Florianópolis na noite desta quarta-feira, a partir das 19h30min no Hotel Majestic.
As projeções da comissão organizadora são de que durante 10 dias, o evento vai reunir em Chapecó mais de 500 mil pessoas e proporcionar R$ 800 milhões em negócios. Além de Florianópolis, outras cidades de SC serão contempladas com apresentação da Efapi.
– Essa é uma feira que mostra o bom momento e o potencial de Chapecó, seu crescimento no setor imobiliário, a força do setor agropecuário, a pujança do comércio, a paixão pelo setor automotivo e o crescimento do setor de tecnologia e inovação. Além claro de uma grande festa popular – afirmou o prefeito João Rodrigues.
Serão diversas feiras e eventos dentro do guarda-chuva da Efapi do Brasil. O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Felipe Balzan, informa que ela terá o Salão do Imóvel, Salão do Automóvel, feira agropecuária com exposição de animais e máquinas agrícolas e, também o evento Desbravalley, sobre tecnologia.
A Efapi terá também a feira do comércio, a feira de artesanato, parque de diversões e série de shows nacionais e regionais nas 10 noites do evento. Dessas, seis serão com acesso gratuito aos shows e quatro, pagos. Entre os artistas confirmados para shows estão Gustavo Lima, Leonardo, Zé Neto e Cristiano, Alok e Diego e Vitor Hugo.
– Pela primeira vez, o Salão do Automóvel vai expor todas as marcas de veículos, entre as quais a BMW e a Volvo. Criamos um pavilhão exclusivo para esse salão. Serão dois pavilhões para a feira do comércio e teremos pavilhão também do mercado financeiro. Conseguimos trazer para a feira todas as instituições financeiras – destacou Felipe Balzan.
Pelo fato de a região ser polo de agronegócio e, segundo lideranças chapecoenses, ter a maior concentração de produção de proteína animal no mundo, os organizadores da Efapi também reforçaram a exposição do agronegócio.
– Nós duplicamos o tamanho da feira de animais. Na edição anterior, foram expostos 480 animais e, para este ano, já estamos com a previsão de 1.100 animais. Teremos desde raças bovinas como Angus e Jersey, como equinos, ovinos e pequenos animais, incluindo piscicultura – explicou Felipe Balzan.
De acordo com o coordenador geral da Efapi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, o número de expositores nessa edição será 30% maior. Por isso, estão sendo construído pavilhão maior. O investimento na realização da feira vai somar R$ 30 milhões.
Fonte: NSC Total